Notícias

I Congresso Londrinense dos Direitos das Pessoas com Deficiência é realizado na OAB Londrina

Compartilhe esse conteúdo:

O evento promoveu a inclusão, o enfrentamento ao capacitismo e discutiu a efetivação dos direitos previstos na legislação

Apesar dos avanços significativos e marcos como a melhoria no acesso à saúde e à educação, a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil ainda encontra barreiras físicas e sociais, evidenciando a necessidade de se combater o capacitismo e promover a inclusão.

Convidando a sociedade para esse debate, a OAB Londrina realizou nos dias 8, 9 e 10 de setembro o I Congresso Londrinense dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que abordou entre outros temas, o marco de 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, que trouxe grandes avanços nos direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

​A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Londrina, Aline Fedato, explicou que a Lei da Inclusão prevê acesso à saúde, educação e terapias, mas, apesar disso, muitos dos seus dispositivos ainda não são cumpridos.

Em Londrina, um dos exemplos da dificuldade de inclusão atinge a infância, nos espaços públicos de lazer. O projeto “Brincar é Bom, Vamos?”, iniciado em 2022 pela terapeuta ocupacional Madalena Sant’anna, prevê incentivar a implantação de brinquedos adaptados para crianças atípicas e com deficiência em parques públicos, mas, na prática, o que às vezes acaba acontecendo é mais exclusão.
​“Os brinquedos infantis adaptados precisavam ter sido instalados nos parquinhos comuns, o que não acontece. E quando se cria um parque de brinquedos adaptados, separado do parque sem adaptação, a gente já segrega as crianças com deficiência, privando-as do contato com outras crianças típicas durante o brincar”, disse a Aline Fedato.

A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência destacou ainda, que apesar dos avanços dos últimos anos e do marco representado pela Lei Brasileira de Inclusão, na prática, muitas vezes as pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para fazer valer seus direitos e ter acesso a benefícios legais.

​“O desrespeito aos direitos acontece especialmente com as camadas mais vulneráveis da população. Por isso a importância desse debate. Além de advogados, terapeutas, especialistas em educação inclusiva, convidamos toda a sociedade e tivemos no Congresso pessoas que vivem isso na prática compartilhando suas perspectivas. O propósito foi dar visibilidade ao que é invisível”, disse a coordenadora.

Compuseram a mesa do I Congresso Londrinense dos Direitos das Pessoas com Deficiência o médico Mario Utiamada, voz ativa da conscientização sobre a hemobilia (condição que afeta a coagulação do sangue), além de Letícia Florêncio e Ghisinha Silveira, que são destaque na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

O evento contou com terapeutas, professores e advogados previdenciaristas no debate sobre os desafios para que a inclusão avance de forma efetiva no país, beneficiando os grupos sociais mais necessitados.
Confira as fotos do evento no link: https://oablondrina.org.br/eventos/i-congresso-londrinense-dos-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-e-realizado-na-oab-londrina/

Últimas notícias

Almoço Mensal da Advocacia

Local: Frutal do CampoData: 20/02Horário: 11h30Valor: R$ 55Aniversariantes de janeiro e fevereiro não pagam o almoço (pagam apenas as bebidas). Confirmação obrigatória até 18/02Informações: (43) 32945900