Notícias

CONGRESSOS REALIZADOS PELAS COMISSÕES

Compartilhe esse conteúdo:

COMISSÃO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

Reprodução assistida, limites de contratos e a reforma do Código Civil são temas de debate em encontro nacional realizado em Londrina

Simpósio realizado pela OAB Londrina em conjunto com a UEL e IBERC traz nomes de destaque na discussão do novo Código Civil brasileiro

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a OAB Londrina reuniu profissionais e pesquisadores que são referência nacional para discutir temas relevantes relacionados ao Direito Negocial, Responsabilidade Civil e ao Direito do Consumidor.

Os debates fsão parte do XVI Simpósio de Direito do Consumidor e do I Simpósio Paranaense de Responsabilidade Civil, que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro, na sede da OAB em Londrina.

O evento trouxe debates em frentes jurídicas como a responsabilidade civil em contratos, os negócios biojurídicos (como a reprodução assistida), o tratamento médico e as novas relações de consumo, buscando informar acerca das mudanças sociais e a necessidade de adaptações no ordenamento jurídico.

Entre os palestrantes convidados, estiveram juristas que fizeram parte da comissão destinada ao debate da revisão do Código Civil Brasileiro no Senado Federal, como a professora Claudia Lima Marques, e Bruno Miragem, professor que presidiu a Comissão Especial de Atualização do Novo Código Civil da OAB-RS.

A responsabilidade civil nos negócios biojurídicos, que será revista pela reforma do Código Civil, foi um dos temas dos painéis do simpósio. “Temas como a reprodução humana assistida não possuem regras definidas no Código Civil, sendo objeto apenas de normas éticas do Conselho Federal de Medicina”, disse a professora do Mestrado e doutorado em Direito Negocial da UEL e uma das coordenadoras do evento, Rita Espolador.

Além dos negócios biojurídicos, os painéis do simpósio abordaram a responsabilidade nas relações de consumo, as cláusulas limitativas e exoneratórias de responsabilidade civil em contratos, a função punitiva da responsabilidade civil, o direito à recusa de tratamento médico e os desafios contemporâneos do Direito Negocial.

A proposta de atualização do Código Civil brasileiro, em tramitação no Senado, introduz mudanças em diversas áreas, como a capacidade civil, direitos da personalidade, registro civil, responsabilidade civil e contratos. As alterações visam modernizar a legislação, adequando-a a novos contextos sociais e tecnológicos, além de reforçar a proteção de direitos fundamentais e a segurança jurídica.

Últimas notícias

Almoço Mensal da Advocacia

Local: Frutal do CampoData: 20/02Horário: 11h30Valor: R$ 55Aniversariantes de janeiro e fevereiro não pagam o almoço (pagam apenas as bebidas). Confirmação obrigatória até 18/02Informações: (43) 32945900