Notícias

Colóquio de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-Londrina será aberto dia 31

O 7º Colóquio de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-Londrina será realizado nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto, na sede da entidade (R. Governador Parigot de Souza, 311). As inscrições estão abertas no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/evento/7-coloquio-de-direito-imobiliario-e-urbanistico/2513540.

A abertura está marcada para 19 horas do dia 31, com palestra sobre Hipoteca e alienação fiduciária na prática: O que mudou com a recente Lei 14.711/23? O palestrante será o fundador e presidente do Instituto Imobiliário (IBRADIM), André Abelha.

Na mesma noite, será realizada palestra sobre Regularização de Imóveis: Aplicação prática da Adjudicação Compulsória Extrajudicial: Do procedimento ao registro, com Marcos Costa Salomão, registrador de imóveis concursado no Estado do Rio Grande do Sul, professor e palestrante.

No dia 1 de agosto, a agenda será aberta no início da tarde, com as seguintes oficinas, em que serão apresentados e debatidos temas diversos relacionados ao direito imobiliário na prática – algumas delas serão realizadas simultaneamente, cabendo a cada participante se inscrever na de maior interesse:

13:30 às 14:30
SALA 1 – Oficina: Distrato nos contratos imobiliários
Palestrantes: Carolina Abra de Carvalho; Gustavo Barbosa; Luiz Alberto Pereira Ribeiro; e Renan De Quintal

SALA 2- Oficina: Aspectos da tributação nas operações imobiliárias. Cenário atual e perspectivas com a reforma.
Palestrantes: Clayton Rodrigues; Fernanda de Oliveira Cassettari; e Manuela Balarotti;

14:45 às 15:45
SALA 1 – Oficina: Due Diligence Imobiliária
Palestrantes: Beatriz Candido Branco; Drielly Caroline Coimbra De Quintal; Ludmeire Camacho; Renata Zarelli;

SALA 2 – Oficina: Estruturação de Empreendimentos Imobiliários
Palestrantes: Gabriel Carmona Baptista; Paulo Ayub; e Rodrigo Yuji Chikazawa

16:00 às 17:00
SALA 1 – Oficina: Ata notarial como instrumento a garantir segurança jurídica nas operações imobiliárias.
Palestrantes: Amanda Cristina Carvalho Canezin – Tabeliã e Registradora, titular do Serviço Distrital de Porto Camargo; e José Augusto Arruda Neto – Tabelião de Notas e Oficial de Registro Civil de Abatiá.

Palestras de encerramento
O evento termina no dia 1 de agosto à noite, com palestras sendo realizadas a partir das 18h45. A primeira delas será sobre Built to suit – Aspectos práticos e controvertidos, com o palestrante Alexandre Junqueira Gomide, fundador e vice-presidente do IBRADIM e diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP.

Às 20 horas, o tema será Análise prévia de riscos em procedimento de leilão e arrematação de imóveis, com Isabella Schacker Peracchi, fundadora do Procura Bem (o maior buscador de leilões do Brasil), professora e palestrante.

Finalizando a programação, a partir das 21 horas, Luanda Backheuser, membro da Diretoria da Mesa de Debates de Direito Imobiliário (MDDI), do Conselho de Administração do IBRADIM e do Conselho Editorial da Revista Debate Imobiliário, falará sobre Fracionamento de imóvel rural – Exceções ao parcelamento com área inferior ao módulo.