A OAB, como entidade responsável pela defesa da Constituição, dos Direitos Humanos, da boa aplicação da Leis e da Justiça Social, tem o dever institucional de fiscalizar e de contribuir para o sistema de justiça.
A Subseção de Londrina da OAB/PR representa quase 10.000 Advogadas e Advogados, que atuam, diariamente, junto ao Poder Judiciários e aos cartórios extrajudiciais, o que lhe entrega conhecimento privilegiado sobre os problemas e potenciais soluções.
Por outro lado, sentia-se a falta de um órgão local independente para monitorar, de forma contínua e sistemática, o desempenho do sistema de justiça e dos cartórios extrajudiciais, na perspectiva dos usuários e da sociedade civil, o que levou à conclusão de que a criação de um observatório estruturado poderia contribuir com estudos, análises e propostas concretas para um aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e das serventias extrajudiciais.
Percebeu-se, ainda, que a produção de dados e análises qualificadas poderia fortalecer o diálogo da OAB com os órgãos responsáveis pela administração da justiça.
De tal sorte, considerando a prerrogativa institucional da OAB, a grande representatividade da advocacia pela Subseção de Londrina da OAB/PR, a lacuna de monitoramento independente do sistema judicial e extrajudicial, a potencialidade de contribuição para aprimoramento dos serviços e para fortalecimento do diálogo institucional, por Portaria, instalamos o OBSERVATÓRIO LOCAL DO JUDICIÁRIO E DOS CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS, nomeando como Coordenador o experiente e combativo advogado Pedro Vantroba.
O Observatório Local do Judiciário e dos Cartórios Extrajudiciais, embora já criado e em ação, será oficialmente lançado em evento a ser realizado no próximo dia 01 de setembro de 2025, ocasião para a qual está, desde já, convidada toda a Advocacia.




