A Subseção de Londrina da OAB/PR conta atualmente com 4.805 advogadas, o que representa a maioria da advocacia em nossa subseção. A OAB tem compromisso com a construção de uma sociedade mais equitativa, o que envolve o enfrentamento das desigualdades estruturais e discriminações históricas, promovendo políticas e práticas que garantam inclusão, equidade e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas, as mulheres.
O exercício pleno e livre da advocacia, muitas vezes, não é plenamente assegurado às mulheres advogadas em razão de desafios próprios enfrentados pelo gênero feminino. Para mitigar esses obstáculos, a Subseção de Londrina da OAB/PR já disponibiliza, em alguns de seus eventos, um espaço com recreadores, permitindo que mães e pais deixem seus filhos em segurança durante as atividades promovidas pela OAB. Nas reuniões periódicas da Comissão da Mulher Advogada, também é disponibilizado um espaço kids com recreação, viabilizando a participação das advogadas nas atividades da comissão, ao mesmo tempo em que conciliam a maternidade e a vida profissional.
Outro projeto já implementado é o GAMA — Grupo de Apoio à Mulher Advogada. O GAMA foi oficialmente lançado no dia 22 de abril e, desde então, já realizou duas reuniões. Em maio, o tema abordado foi “Saúde Mental Materna e as Multifunções da Mulher Advogada”; em julho, discutiu-se “Violência Institucional de Gênero”. Em ambos os encontros, as advogadas puderam compartilhar experiências e ouvir profissionais das áreas de psicologia e do direito.
Pensando nesse cuidado integral com a mulher advogada, a OAB passou a oferecer assistência jurídica, por meio da Diretoria de Prerrogativas e da Procuradoria Jurídica da OAB/PR na Subseção de Londrina, às advogadas vítimas de violência doméstica. Basta entrar em contato com o Plantão de Prerrogativas para Advogadas ou diretamente com a Procuradoria Jurídica da Subseção e solicitar o apoio necessário.
É bandeira da OAB transformar o ambiente jurídico em um espaço mais justo, igualitário e acolhedor. Por isso, os projetos voltados à mulher advogada são, na verdade, projetos para toda a advocacia.




