Com o objetivo de promover acolhimento, valorização e suporte integral às mulheres na advocacia, a OAB Londrina realizou, na noite de segunda-feira (22), o evento “Abril Saudável: Corpo e Mente em Equilíbrio”, que marcou o lançamento oficial do GAMA – Grupo de Apoio à Mulher Advogada. A iniciativa integra o programa “Advogadas em Foco” e propõe a criação de um espaço seguro para escuta, apoio jurídico, psicológico e social voltado às demandas específicas da mulher advogada.
A programação da noite incluiu uma palestra da médica psiquiatra Carolina Alves de Moraes Nicolau, especialista em Psiquiatria do Estilo de Vida. A convidada destacou como o cuidado com a saúde mental impacta diretamente no desempenho profissional e na qualidade de vida. “Cuidar de si mesmo pode ser um caminho de volta para casa. Hoje, 70% das doenças crônicas estão relacionadas ao estilo de vida, e os advogados — segundo pesquisas — estão entre os profissionais mais afetados. Por isso, é essencial reconectar-se com o que realmente importa”, afirmou.
A vice-presidente da OAB Londrina, Talita Cristina Fidelis Pereira Biagi, destacou a importância da iniciativa: “O GAMA atende a mulher em sua integralidade. É uma rede de apoio, um espaço onde não serão silenciadas. Terão acolhimento, suporte emocional, jurídico e informativo. Combater as desigualdades sociais passa por fortalecer essa união entre as mulheres”
Com a proposta de realizar encontros regulares e ações práticas com uma equipe multidisciplinar, o GAMA se estrutura como um canal permanente de apoio às mulheres advogadas, especialmente diante de desafios como maternidade, assédio, violência de gênero e desigualdades profissionais. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).