Com o objetivo de discutir o direito internacional no cenário contemporâneo, a OAB-Londrina realiza, por meio da comissão de Direito Internacional, o sexto congresso da área, nos dias 29 e 30 de outubro, com programação que envolve simulação de tribunais internacionais, exposição de trabalhos científicos, palestras e lançamento de livros.
A palestra de abertura do evento, às 19 horas do dia 29, será do jornalista Ariel Palácios, formado pela Universidade Estadual de Londrina e, hoje, correspondente do canal brasileiro GloboNews em Buenos Aires. Ele falará sobre a situação política e econômica da Hispano-América e Caribe, com enfoque na situação argentina e venezuelana.
Também será palestrante do evento o doutor em direito internacional Thiago Giovani Romero, com o tema Política Externa Brasileira: retomada da diplomacia e cooperação internacional, a partir das 19 horas, do dia 30.
A programação do VI Congresso de Direito Internacional no Cenário Contemporâneo: Conflitos, Diplomacia e Cooperação, no entanto, terá início pela manhã, a partir das 9 horas, nos dois dias.
A presidente da comissão de Direito Internacional da OAB-Londrina, Solange Gaya, fala da importância do evento para todos os profissionais do Direito, considerando ser uma área que permeia várias relações. “A diplomacia é uma das ferramentas fundamentais da política externa para se alcançar objetivos mútuos, construir pontes, estabelecer acordos, resolver disputas, manter relações harmoniosas entre os países. Também na proteção e promoção dos interesses nacionais do nosso país, sejam econômicos, culturais, de segurança ou políticos frente aos inúmeros conflitos”, destaca ela.
Solange Gaya também ressalta o exercício do princípio da cooperação na busca de soluções para os conflitos cotidianos nas mais variadas áreas e, dentre eles, também os conflitos por território, diferenças étnicas, religiosas, controle de recursos naturais, disputa entre estados ou mudanças de fronteiras. A cooperação internacional tem o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico ambientalmente sustentável, bem como proporcionar os meios, capacidades e conhecimento necessários para a superação da crise e promoção da paz em busca do bem comum”, explica.
As inscrições a programação completa do evento estão disponíveis na plataforma Sympla