OAB participa do lançamento da 17ª edição do Prêmio Innovare

04/03/2020

O coordenador do Observatório Permanente da Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB, Pierpaollo Bottini, representou o presidente Felipe Santa Cruz na cerimônia de lançamento do 17º Prêmio Innovare, realizada nesta terça-feira (3), no Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O Prêmio Innovare reconhece e premia práticas inovadoras no sistema de Justiça. A exemplo do ano passado, o tema será livre para todas as categorias, com exceção da prática Destaque, que exige a temática “Defesa da Liberdade”. Irão concorrer as iniciativas inscritas em todas as categorias.

Para Bottini, a advocacia tem contribuído para o crescimento do prêmio. “Advogados e advogadas de todo o país têm apresentado projetos, iniciativas de acesso à Justiça, mediação, conciliação, entre outras formas de solução criativa e eficiente de litígios. Tudo isso tem sido reconhecido, aprimorado e replicado Brasil afora. Por isso, é fundamental a ideia do tema maior sobre a liberdade. É um valor constitucionalmente previsto mas que também deve ser buscado do ponto de vista institucional e social”, apontou o coordenador

Além das categorias tradicionais, nesta edição serão também analisadas iniciativas relacionadas à área de gestão, em categoria criada em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As práticas serão indicadas por conselheiros do próprio CNJ, selecionadas a partir de um portal criado pelo órgão para colocar em evidência boas iniciativas na Justiça. Para participar, será necessário que a prática seja, antes, publicada no Portal do CNJ. Logo, não haverá opção para inscrição nesta categoria no site do Innovare.

Outra novidade é a presença de novas personalidades do meio jurídico na Comissão Julgadora do prêmio. Assim, passam a compor o corpo técnico de avaliação o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi; e o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Iberê Dias.