OAB Paraná pede transmissão das sessões de julgamento do TJ-PR

09/02/2020

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Xisto Pereira, solicitando que as sessões de julgamento sejam transmitidas pelo Youtube ou outra rede social, para que os advogados possam acompanhá-las sem a necessidade de irem ao tribunal. Telles acredita que já é possível concretizar essa demanda, uma vez que todas as câmaras de julgamento dispõem de equipamentos de gravação de áudio e vídeo.

“Percebemos que o TJ-PR vem dando passos firmes no sentido da atualização tecnológica. Os pedidos da OAB para realização de audiências em precatórias por videoconferência e gravação das sessões em áudio e vídeo foram atendidos. Essa solicitação de transmissão das sessões também evitará que advogados tenham que se deslocar apenas para acompanhar seus julgamentos. Isso trará mais comodidade e economia”, avalia Telles.

No ofício, Telles destaca que a medida também fortalece a transparência. “Com o advento da Lei 12.527/2012 (Lei de Acesso à Informação) foram conquistados diversos avanços na publicidade das informações à sociedade em geral, garantido à população uma aproximação com a gestão pública nas esferas do Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Tal aproximação permite um controle e propicia a participação do cidadão no bom andamento das instituições”, diz trecho do ofício.