OAB e Depen se reúnem para discutir medidas de aprimoramento no atendimento à advocacia

18/04/2021

Em reunião virtual nesta quinta-feira (15/4), representantes da OAB Paraná e do Departamento Penitenciário – Depen debateram sobre melhorias no atendimento à advocacia nas unidades prisionais do estado. A reunião contou com a participação do presidente Cássio Telles, do diretor do Depen Francisco Caricati, do diretor de Prerrogativas da seccional, Alexandre Salomão, e de presidentes de subseções da Ordem.

“Os presidentes de subseções puderam relatar a situação das cadeias públicas e penitenciárias de suas regiões e apresentar pontualmente as demandas em cada local”, explicou Salomão. Foram expostas situações nas carceragens e apresentadas as principais demandas, entre elas, o estabelecimento de um sistema de comunicação direta dos presidentes das subseções com os diretores regionais do Depen.

Também foram solicitadas a melhoria na estrutura de atendimento nos parlatórios virtuais, com a oferta de melhores equipamentos e conexão de dados, reforma dos parlatórios físicos, garantia de conversa reservada dos advogados com seus clientes, e mais agilidade na expedição de alvarás de soltura. A OAB se propôs a contribuir no quesito das melhorias em equipamentos dos parlatórios.

“A reunião foi muito produtiva, principalmente porque os presidentes de subseções puderam expor pontualmente as medidas necessárias em suas comarcas, visando respeito às prerrogativas e condições ao exercício profissional. Vamos procurar estender essa prática de aproximação das subseções com outros órgãos do sistema judiciário do estado e da União”, adiantou Salomão.

O diretor do Depen, Francisco Caricati, também considerou o resultado positivo. “Houve uma aproximação com os representantes da Ordem que, acredito, renderá bons frutos. Podemos considerar que teremos alguns avanços já de imediato, como a garantia do advogado permanecer no parlatório apenas com os seus clientes e a agilidade na expedição dos alvarás”, afirmou. Caricati garantiu também que já numa próxima reunião pretende implementar a sistemática de comunicação direta dos presidentes de subseções com os diretores regionais do Departamento Penitenciário.

OAB-PR