Homenagem: auditório da OAB-Londrina agora se chama Adyr Sebastião Ferreira

16/09/2021

A OAB-Londrina protagonizou mais um momento emocionante na noite da última quarta-feira (15 de setembro), quando a presidente da Subseção Londrina, Vânia Queiroz e diretores da entidade, da Seccional Paraná e de  Subseções da região, familiares e amigos de Adyr Sebastião Ferreira se reuniram para prestar a ele uma justa homenagem. Adyr Sebastião faleceu recentemente, vítima da Covid-19.  Na semana passada, já havia feito uma homenagem a José Carlos da Rocha, inaugurando a biblioteca com seu nome na sede histórica do edifício Tuparandi.

A Subseção Londrina deu o nome de Adyr ao auditório da sede localizada na Rua Parigot de Souza. “Meu pai sempre sonhou em morar na beira do lago. E a OAB-Londrina realizou esse sonho”, disse o filho Adyr Garcia Ferreira Neto, referindo-se à localização do imóvel – de frente para o Lago Igapó 1.

A cerimônia, marcada por discursos que enalteceram a integridade, humanidade e  grande conhecimento jurídico do homenageado – foi aberta pelo presidente da OAB-PR, Cássio Telles e pela presidente da Subseção-Londrina, Vânia Queiroz. Ele destacou que o momento era mais do que um reconhecimento. “É um momento de agradecimento a um homem que lutou pela dignidade da advocacia e doou grande parte de sua vida atuando como dirigente de classe”.

Adyr Sebastião presidiu a OAB-Londrina por duas gestões – 1995/97, sendo reeleito para a gestão 1998/2000. Em suas gestões criou o Conselho da Subseção e também articulou e conseguiu a doação do terreno onde hoje está construída a sede da entidade; entre tantas outras conquistas e ações que marcaram sua gestão. “Ele deixou um legado brilhante e foi um grande influenciador da prática forense. Era reconhecido e respeitado em todas as instâncias do poder judiciário por seu elevado conhecimento e  combatitividade. Foi um ferrenho defensor dos advogados e de suas prerrogativas”, disse a presidente da Subseção, Vânia Queiroz, em um discurso emocionado e carregado de lembranças que se somaram desde os bancos da Universidade Estadual de Londrina, onde foi aluna de Adyr. Ele lecionou Direito Civil e Romano na UEL por mais de 20 anos e despertou a paixão e interesse de centenas de alunos pelo Direito, influenciados por seu saber e entusiasmo pela área.

Também entre seus ex-alunos estão Alberto de Paula Machado e João dos Santos Gomes Filho, que participaram da cerimônia e relataram, em seus discursos, passagens que marcaram suas vidas na convivência com Adyr Ferreira.

“Ele era uma luz para nosso grupo, irradiava sua cultura jurídica e carregava, entre suas virtudes, a generosidade de alma, transmitindo seus conhecimentos a todos. Ele tinha uma cultura fantástica. Mais que um grande advogado, ele era um jurista”, declarou Alberto de Paula Machado.

João dos Santos Gomes Filho destacou a admiração e amizade que teve com Adyr e da dor profunda de sua perda. “Foi o maior advogado que conheci. Ele desafiava o convencional cotidianamente”, mencionou. “Ele foi fruto da ciência, da leitura e da cultura. Ele não merecia ser vítima do negacionismo”, completou, referindo-se ao motivo que levou o grande amigo precocemente.

A cerimônia de reinauguração do auditório contou com as presenças da vice-presidente da OAB-PR, Marilena Winter; e do presidente Cássio Telles;  dos diretores da Subseção Mário Xavier (vice-presidente), Fabiano Nakamoto (tesoureiro), José Carlos Mancini (secretário-geral adjunto) e Geovanei Bandeira (Prerrogativas); dos conselheiros federais Artur Piancastelli e Airton Martins Molina; do presidente da CAA-PR, Nelson Sahyun Junior, do coordenador José Carlos Dias Neto e do delegado Tales Andre Franzin; dos conselheiros estaduais Eliton Araújo Carneiro, Elizandro Pellin e José Carlos Vieira; dos presidentes de Subseccionais Francisco Edson Vidal Sampaio (Bandeirantes), Luiz Henrique Maciel Branco (Ivaiporã), Ailton Jesus Levatti (Santo Antonio da Platina) e Vânia Queiroz (Londrina); dos conselheiros da subseção Agenor Cogo, Ana Paula Silva, Andressa Canello Izidoro, Dalva Inocente, Fabio William Maciel, Kaio Pitsilos, Maria Dirce Triana, Maria Lucilda dos Santos e Rafael Garcia; e o advogado Rafael Soares (TED).

Os familiares e amigos presentes foram: Iria Regina Marchiori, Adyr Garcia Ferreira Neto, Thelma Elisa Ferreira, Alexandre Marchiori Ferreira, Celia Naime,  Diego Ferreira Pedalino, Dinaura Pimentel, João dos Santos Gomes Filho, Juliana Milani, Lúcia Barboza, Paulo Maeda, Sebatião Serra Zanetti, otabê Faria, Dalva Vernilo, Gabriel Soares e Alberto de Paula Machado.

OAB-Londrina