Comissões da OAB-Londrina acompanham e se manifestam sobre atos em prol da democracia e repúdio ao racismo

08/06/2020

Acompanhando de perto os últimos acontecimentos do país, envolvendo manifestações de grupos opositoresem favor e contra a democracia e também levantando a bandeira contra o racismo, as comissões de Promoção da Igualdade Racial e Minorias e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, se posicionaram firmemente e ainda acompanharam as manifestações ocorridas em Londrina, no dia 7 de maio. 

A manifestação ocorreu de forma pacífica na cidade, com concentração no Calçadão. de ativistas ocorreu no calçadão, em frente à Praça da Bandeira.

Acompanhe abaixo o manifesto das duas comissões:

Promoção e Igualdade Racial e Minoria

A Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Minorias da OAB-PR, Subseção de Londrina, expressa de forma veemente o seu repúdio e irresignação com qualquer ato ou expressão de racismo ou discriminação, seja ela de qualquer forma, afirmando que mantém e manterá a firme posição em defesa dos fundamentos do Estado Democrático de Direito Brasileiro, sobretudo a proteção da cidadania, da dignidade humana, da liberdade de expressão, sempre no objetivo de redução das desigualdades sociais e promoção do bem comum, contra o preconceito de qualquer origem, nos termos do Art. 3º, inciso IV do texto constitucional.

Entende a Comissão como absolutamente legítimas as expressões de pensamento em indignação e reprovação aos mais recentes atos discriminatórios e de violência que vieram a público, sejam no contexto brasileiro quanto no internacional. Tais atos discriminatórios, sobretudo racistas, com inúmeras repercussões demonstram que, infelizmente, o racismo, o preconceito, a discriminação e o constrangimento permanecem sustentando uma estrutura discriminatória e de extermínio social, paulatinamente banalizada, cuja atual exposição torna ainda mais relevante o compromisso desta Comissão, que é a atuação na promoção de políticas públicas, reafirmação de direitos, estudo e emprego de ferramentas jurídicas às variadas condutas e violações legais desta natureza. 

Assim, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Minorias da OAB Londrina se solidariza à luta contra toda e qualquer ameaça à vida da população negra, ansiando que o enfrentamento pacífico destas desigualdades e discriminações tenha voz ativa e preponderante, ressaltando o impacto das diretrizes de serenidade, urbanidade e civilidade como norte e limite à manifestação de pensamento, a qual incompatível com atos de violência.

Londrina, 05 de junho de 2020.