Câmara dos Deputados cria Frente Parlamentar da Advocacia

01/07/2019

A Frente Parlamentar da Advocacia foi criada no último dia 26 de junho na Câmara dos Deputados. A iniciativa contou com a assinatura de 198 deputados e tem como finalidades acompanhar e apoiar a atuação dos advogados no país sobre temáticas relacionadas à profissão e procurar o aperfeiçoamento da legislação relacionada à carreira e às atribuições dos advogados.

A medida é uma demanda da OAB e foi reivindicada durante o Colégio de Presidentes de Seccionais, em fevereiro deste ano, em proposta apresentada pelo presidente da OAB Paraná,  Cássio Lisandro Telles, como uma estratégia de atuação da Oredem no Congresso Nacional. Também atuou para a criação da frente, entre outras lideranças, o diretor- tesoureiro do Conselho Federal, o paranaense José Augusto Araújo de Noronha.

Para o presidente da OAB Paraná, a criação da frente parlamentar beneficia tanto os advogados quanto a sociedade. “Há diversos projetos de lei de interesse da advocacia no Congresso Nacional e o acompanhamento por parlamentares que se propõem a defender a advocacia, por meio de uma frente, assegurará a análise prudente das suas viabilidades para o aprimoramento da profissão. Por outro lado, isso garantirá também interlocução da OAB com a Câmara, para aprovação de projetos de interesse da democracia, das garantias fundamentais e da Justiça Social”, observa Telles.