CAA-PR e OAB-Londrina oferecem mamografia gratuita a advogadas

01/10/2020

Durante todo o mês de outubro, as advogadas inscritas na OAB-Londrina e suas dependentes terão muita facilidade para fazer a mamografia, exame essencial na detecção precoce do câncer de mama. Numa campanha da CAA-PR, em parceria com a Subseção, todas poderão fazer o exame gratuitamente. E suas dependentes pagarão apenas R$ 15,00.

Em Londrina, os exames serão feitos na USPAR e devem ser agendados pelo fone  3324-7069 ou 99929-2486. 

E atenção: após o agendamento na clínica,  a advogada/dependente deve entrar em contato com a Subseção Londrina pelo fone (43) 3374-8300, para autorização prévia. Este contato com a Subseção deve ser feito de segunda a quinta-feira, das 9 às 17 h para a liberação da guia do exame.

O exame na Uspar só poderá ser realizado após a Subseção liberar a guia. Os exames podem ser realizados até o dia 31 de outubro. 

Outubro Rosa

A campanha da CAA-PR em conjunto com as subseções faz parte das ações do Outubro Rosa, mês em que é trabalhada a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o vice-presidente da CAA-PR, Nelson Sahyun Junior, a entidade tem investido em projetos e campanhas que promovam a conscientização dos advogados e advogadas de prevenção e cuidados com a saúde. “Além da realização do exame, também queremos alertar nossas advogadas sobre os benefícios da alimentação saudável e práticas de exercícios físicos”,  alerta ele. A Comissão da Mulher Advogada de Londrina está preparando uma live  sobre estes temas.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.