Publicado em: 28.07.2020

OAB-Londrina cria comissão de Bioética e Biodireito

A OAB-Londrina conta com mais um braço de trabalho com a recém-criada Comissão de Biodireito e Bioética, coordenada pela advogada Franciane Campos. Segundo ela, o principal objetivo é disseminar conhecimento de qualidade acerca de temas bioéticos e biojurídicos. 

“Temos grandes nomes da Bioética e do Biodireito no Brasil, no Paraná e em Londrina. Já estamos mantendo contato para que a comissão desempenhe sua função social junto à sociedade.  Precisamos de comprometimento social, e a comissão trabalhará com afinco em busca disso”, comenta a coordenadora.

Ela também cita que o cenário pandêmico atual trouxe a necessidade de se abordar temas até então preteridos. 

A comissão tem, em seu planejamento, desde a conscientização acerca dos termos Bioética e Biodireito, até debates mais densos com abordagens nos cuidados paliativos como direito humano, distanásia, ortotanásia, mistanásia, morte digna, questões de gênero, racismo, meio ambiente, autonomia, critérios de alocação de recursos, enfim, questões limítrofes que carecem de análises mais consistente.

“Em síntese, a comissão pretende trazer contribuição  e envolvimento dos mais diversos setores, estimulando a reflexão sobre temas tão complexos”, cita a cordenadora.

Além de Franciane Campos, a comissão conta com Bárbara Medeiros Badaró Bitencourt, na vice-coordenação; Rita de Cássia Resquetti Tarifa, na Secretaria; Edvania Fátima Fontes Godoy Barbeta, na secretaria-adjunta;  e com os membros Alexandre Abil Russ Geraldini, Gabriela Totti Rafaeli Pieri, Lucas Guimarães Pieri, Patricia Siqueira, Roberto de Mello Severo.

A primeira reunião será realizada no próximo dia 7 de agosto, às 19 horas, e será on-line, pela plataforma zoom.

Fonte: OAB-Londrina
Recomendar este Artigo por email