Publicado em: 05.06.2018

Congresso de Advogados Criminalistas lota auditório da OAB-Londrina

Com a casa cheia, a abertura do II Congresso dos Advogados Criminalistas de Londrina, na noite de segunda-feira, dia 4, trouxe ricas discussões sobre o papel do advogado criminalista nos tribunais.

A noite começou com o pré-lançamento do livro “Conversa com Grandes Advogados”, de autoria do advogado Gabriel Bertin, que entrevistou 10 profissionais que atuam em Londrina. Bertin fez longas entrevistas com os advogados que, ao relatarem sua história na advocacia, passeiam pelas histórias de Londrina, do Judiciário e momentos históricos do país.

A primeira noite trouxe palestras com  Ércio Quaresma e Marcelo Leal. Com seu estilo bastante polêmico, Quaresma falou da superação do vício pelo crack , observando que não foi fácil mas que difícil mesmo é superar o preconceito; e falou das inúmeras injustiças que encontrou ao longo de seus 27 anos atuando na área criminal. Muitas dessas injustiças levaram inocentes a cumprirem penas longas em sentenças baseadas em investigações mal conduzidas. O tema de Quaresma foi “A atuação da defesa no plenário do júri”

Marcelo Leal, que estudou e iniciou sua carreira em Londrina e hoje  mora em Brasilia, contou um pouco de sua experiência na palestra  “A atuação do advogado criminalista nos tribunais superiores”. Um dos recados deixados por Leal foi de que os erros existem e ninguém está imune a eles. “Mas precisamos aprender com os eros. Aliás, aprendemos mais com os erros do que com os acertos”, observou.

Os trabalhos já foram reabertos hoje (5)  com debate sobre  "Execução Penal: Desafios e Perspectivas", tendo como debatedores Douglas Bonaldi Maranhão, Débora Normanton Sombrio e Fabricio Drumond Monteiro. Ainda pela manhã, a partir das 10h20, o advogado atuante na área de Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Fernando Rodrigues Peres, falará sobre “Crimes Digitais”.

À noite, Dora Cordani, fala a partir das 19 horas, sobre o tema “Nivelando por cima – um outro olhar sobre a seletividade do sistema de justiça criminal”. E fechando a programação, Elias Mattar Assad, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, faz a abertura da palestra “Os rumos da advocacia Criminal Brasileira”, tema que será desenvolvido pelo advogado José Roberto Batochio. 

Realizado pela OAB-Londrina, por meio da Comissão dos Advogados Criminalistas, o evento tem apoio da OAB-PR, CAA-PR, ESA e Abracrim, e patrocínio da Rhino Marketing. As inscrições custam R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais e devem ser feitas na OAB-Londrina ou com algum membro da Comissão dos Advogados Criminalistas.

Fonte: OAB-Londrina
Recomendar este Artigo por email