Publicado em: 07.03.2018

Jornada sobre guarda compartilhada e alienação parental atrai público multidisciplinar

O público presente à primeira noite da Jornada “Os Filhos de Medeia: Interfaces da Psicologia e do Direito – Sobre Alienação Parental eGuarda Compartilhada” mostrou a importância do evento. Cerca de 250 pessoas, entre advogados, psicólogos, médicos e educadores estiveram presentes. As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo vice-presidente da Subseção, Paulo Maeda.

A realizaçãodo evento é da OAB-Londrina, por meio da Comissão de Direito de Família, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM).

Na abertura, o tema geral foi“Alienação parental: o que diz a Psicologia e o que diz o Direito?” , com a participação da psicóloga Glícia Barbosa de Mattos, que abordou o temaEspecificidades da perícia psicológica em casos de alienação parental; da juíza Fabiana Ayres Leonel Bressan, que falou sobre Alienação parental: experiências na Vara de Família; da psicólioga Tamara Dias Brocknhausen, que falou sobre Falsas alegações de abuso sexual em casos de alienação parental; e da psicóloga Maria Cristina Neiva de Carvalho, que abordou Alienação parental e a pós-modernidade . Ao final, houve debate com mediação da psicóloga Julia Carolina Bosqui.

“A aproximação das áreas envolvidas no Direito de Família é imperecível para soluções mais efetivas de temas como Alienação Parental, que foi o tema da noite, soluções que realmente vão ao encontro das necessidades da sociedade”, avaliou a coordenadora da Comissão de Direito de Família da OAB-Londrina, ElizângelaAbgail Sócio Ribeiro.

Segundo ela, o público se mostrou bastante interessado e as palestras trouxeram colaborações práticas para o dia a dia dos profissionais que estavam presentes. “Tanto que ao final tivemos debates importantes, perguntas e trocas de experiências que possibilitara crescimento e aprendizado para todos”, disse.

O evento termina nesta quarta-feira, dia 7, com o tema geral “A atualidade da guarda compartilhada no Brasil” .

O programa de hoje será: 

18h30 – O ideal é que sempre se privilegie a guarda compartilhada nos processos de divórcio?   

Juíza Angela Gimenez  

19h20 – O psicanalista no Tribunal de Família: a criança e o instituto da guarda compartilhada 

Psic. Sidney Kiyoshi Shine (CRP-06/18950)  

20h40 – A afetividade e a responsabilidade parental no Direito de Família 

Advogado Prof. Ricardo Calderón  

21h30 – Debate  

Mediação: Psic. Josani Campos Silva (CRP-08/11085)

Fonte: OAB-Londrina
Recomendar este Artigo por email