Publicado em: 03.10.2017

Presidente da OAB-PR abre Congresso de Direito em Londrina

O presidente da OAB-Seccional Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, fez a abertura solene, na noite de ontem, segunda-feira, 2,  do Congresso de Direito realizado pela OAB-Londrina. O evento abriu o ano de comemorações dos 60 anos da entidade e traz a cidade, até quinta-feira, dia 5, nomes importantes que atuam no Direito nacional, debatendo temas importantes para a advocacia.

Noronha destacou a importância da OAB-Londrina, a maior Subseção do Sul do país, e traçou um paralelo do que ocorria no Brasil no ano em que foi criada. “O Pelé iniciava sua carreira, Brasília estava sendo construída, enfim, muitas coisas aconteciam, mas não havia tantos escândalos como hoje. O Brasil sangra e sangra muito. Temos um papel fundamental na melhoria de nosso país e compromisso com todos aqueles que querem construir um Brasil melhor. Há muito que se fazer e precisamos de uma OAB cada vez mais forte, exigindo que os que estão usurpando o país sejam expulsos da vida pública”, enfatizou.

O presidente da Seccional ressaltou que  a OAB não se calará. “É momento de pedir ao poder judiciário que seja operoso, mas não julgue para satisfazer apenas a grande mídia. É o momento de valorizar o Estado Democrático de Direito e punir os que cometem atos de corrupção. Tenho certeza que vamos construir outro país, mas não vamos aceitar que a Constituição seja rasgada para satisfazer quem quer que seja”, disse.

O presidente da Subseção, Eliton Araujo Carneiro, destacou que a diretoria atual colhe os frutos plantados pelas antecessoras. “E não tenho dúvida que as próximas gerações estarão plantando o que estamos colhendo hoje”, disse. Carneiro nomeou os ex-presidentes e os agradeceu pela dedicação e trabalho realizado. 

Carneiro lembrou que no decorrer do ano serão realizados vários eventos, que serão finalizados com o Baile do Rubi, dia 31 de agosto de 2018, no Vila Planalto. “Peço a todos que se programem, pois teremos uma festa à altura da Subseção.”

Na abertura do evento, o presidente da Seccional José Augusto Araújo de Noronha também anunciou que será autorizada a revitalização da antiga sede da OAB-Londrina, no Edifício Tuparandi. Segundo ele, a obra será entregue ainda dentro de sua gestão e antes que a Subseção complete 60 anos.

Programação

O Congresso foi aberto com conferência da desembargadora Lídia Maejima, 2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre “Criação, Instalação e Funcionamento dos CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania)  no Judiciário do Paraná”.

 A programação prossegue hoje, terça-feira, com o tema “Recurso de apelação no Novo CPC”, com o palestrante Rogerio Licastro Torres de Mello, doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP; amanhã, dia 4, com doutor em Direito do Trabalho José Afonso Dellegrave Neto que falará sobre “Processo do Trabalho, Reforma Trabalhista e o novo CPC”; e finaliza na quinta, dia 5,  com o tema “Prisão após o julgamento de segundo grau à luz da Constituição Federal e do Código de Processo Penal”, com o mestre e doutor em Direito Penal  Luiz Flávio Borges D´Urso. 

Fonte: OAB Londrina
Recomendar este Artigo por email